ESTUDOS


Graça Oferecida Gratuitamente a Todos

Texto base: Isaias 55: 1-13

Se nos atentarmos a leitura e meditação dos capítulos 44 a 55 do livro do Profeta Isaias, nos deparamos com dois convites os quais estão relacionados entre si. O 1º nos convida a se aproximar do SENHOR e a participar do reino davidíco e o 2º nos convida a buscar ao SENHOR e encontrar o perdão.

Essa promessa é garantida porque a graça de Deus é inescrutável (que não se pode compreender), e Ele sempre cumpre o que promete. Os convites primeiramente declarados por Deus aos exilados, agora são transmitidos a todos nós. (Ap 21:6; 22:17).
Então vamos meditar mais profundamente em Isaias 55:1-13, onde veremos que a graças de Deus é nos oferecida gratuitamente.

Versículos 1 e 2: Deus convida as pessoas em necessidades à viverem com Ele. Ao vim, eles indicam que estão confiando e contando com Ele para a salvação e concordando em obedecer aos seus mandamentos. As bênçãos que Deus dá a nós estão disponíveis gratuitamente. A salvação é um dom gratuito, o SENHOR perguntou às pessoas como elas poderiam se interessar por outra coisa além de si mesmo, visto que Ele é o único que pode trazer satisfação genuína.
Ao longo da história as pessoas tentaram encontrar satisfação por meio de muitas coisas além de Deus. Aqueles a quem Deus se dirige constituem parte a nação da aliança, o remanescentes que responderam favoravelmente ao Senhor. Entretanto, eles serão o meio para levar a mesma mensagem da salvação de Deus às nações. A sede é uma metáfora do desejo por aquilo que satisfaz o corpo humano (Is 41:17; 44:3; Sl 42:1-2; 63:1 e Mt 5:6). As águas são uma metáfora do prazer da salvação em Deus (Jo 4:10-14; 7:37). O vinho e o leite são símbolos da satisfação plena. A salvação de Deus não apenas fornece o que é necessário para a vida, mas também proporciona alegria.

Versículo 3- A aliança eterna: As pessoas que vierem ao SENHOR terão vida e os benefícios da aliança eterna de Deus, assim como Davi, onde Deus prometeu que a linhagem de Davi continuaria para sempre.
Misericórdia ou bondade (o amor leal) da aliança de Deus que se relaciona com a Sua aliança leal com David. Alguns intérpretes dizem que o pacto eterno refere-se ao novo pacto de Jeremias 32:40; “Deus sempre estaria conosco e os considerará seu povo”.

Versículo 4-5 - Nações sob a liderança do Messias. Aqui a Palavra se refere ao Messias, pois Ele será o comandante e líder do mundo. Israel será uma nação onde muitas outras nações irão adorar ao SENHOR. Reconhecerão o esplendor do SENHOR.

Versículo 6-7 – Os ímpios recebem a orem de buscar e invocar ao SENHOR, e fazer isso enquanto Ele pode ser encontrado, porque quando seu julgamento vier será tarde demais. Tal busca e chamado significa que o individuo abandonará seus antigos caminhos e pensamentos maus. Voltando-se para o SENHOR, recebe a misericórdia e perdão.

Versículo 8-9 – Compaixão de Deus para aqueles que se voltarem para Ele. Seus pensamentos e caminhos são muitos superiores aos pensamentos e caminhos humanos que na verdade são maus. Os planos de Deus é algo com que as pessoas nunca sonham Jeremias 29:11-13.

Versículos 10-11 – Vejamos em 2 Coríntios 9:10 A palavra de Deus é semelhante a chuva porque produz frutos (Sl 147:15-20). Assim como a água viva e fortalece a rosa ressecada, a Palavra de Deus produz vida no coração dos pecadores.

Versículo 12 – Sairés (refere-se sair da Babilônia) Is 48:20-21, 52:11-14. A unção de que os elementos da criação exclamarão de prazer simboliza o canto do povo de Deus. O regozijo do povo ao ver a salvação do Senhor será tão intenso que será como se os montes, outeiros e árvores se unissem no cântico e batessem palmas ( Is 14:7-8; 44:23).

Versículo 13 – Essa expressão simboliza a substituição do juízo de Deus pela salvação. O sinal eterno faz lembrar o arco Iris, visto após o dilúvio.
O convite demonstra que a salvação não pode ser comprada é uma dádiva gratuita para os que a desejam ( Is 52:3, Dt 8:3 e Rm 6:23)

Amém

Dra. Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
      Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

________________________________________________________________________________

COMO VC ESTÁ VIVENDO?

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Por isso disse ao que cuidava da vinha: 'Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?'

“Respondeu o homem: 'Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.

Se der fruto no ano que vem, muito bem! “Se não, corte-a'“.

Com base nesta passagem do Evangelho de Lucas 13:6-9, temos a oportunidade de uma segunda chance em nossas vidas, onde Deus nos permite nos arrependermos para que possamos viver uma vida na presença de Deus e dá bons frutos.

Vamos examinar outra passagem onde poderemos fazer uma comparação bíblica de uma vida com Deus e uma vida sem Deus. A passagem é em Gêneses 4:17-19: Aqui a bíblia relata a geração de Caim mais não menciona os dias vividos por todos desta geração, então  deduzimos que através das escolhas que Caim e sua descendência fizeram não foram de grande importância na narrativa bíblica, pois sabemos que Caim e sua descendência decidiram viver uma vida sem Deus, portanto não tinha uma identidade, não fizeram historia para ser contada porque não havia nada de bom –praticados por eles para que Deus pudesse mencionar como exemplo.

Em Salmos 90:12 Vimos Moisés pedindo sabedoria de como viver bem e conforme os propósitos de Deus. Quando você vive de maneira que Deus se agrada sua historia é contada, você passa há ter uma identidade, como vimos em Gêneses 5, Sete e sua descendência tiveram sua historia relatada com detalhes, isto significa que andaram conforme a vontade de Deus e na presença de Deus. Agradando ao SENHOR e deixando bons exemplos a geração futura.

A geração de Sete não viveu a vida de qualquer jeito. Este é um exemplo que devemos prática nos dias de hoje viver de maneira que agrade ao SENHOR. Em Salmos 24 fala que a terra e tudo o que contem nela pertence ao SENHOR.

Portanto pertencemos ao SENHOR e por isso temos acesso a segunda chance que é o arrependimento Deus deixou a vida eterna a todos, mas somente uma minoria recebera, e enquanto este dia não chega Deus espera que nos venhamos a dá frutos. Assim quando plantamos e esperamos que venha dá frutos, acontece com Deus.  Ele tem uma perspectiva a seu respeito muito grande. Infelizmente há muitos que vivem de qualquer jeito, como e não fossem morrer.

Nosso tempo é de 24 horas e dentro desse tempo devemos separar um momento para vivenciarmos com Deus, retribuir a Ele as oportunidades que temos através de frutos em sua obra ou ate mesmo na maneira saudável de vivermos enquanto estamos nesta terra, inspirar-se nos exemplos vividos por homens e mulheres da bíblia.

Com certeza através dessas atitudes agradaremos aquele que nos presenteou com seu sopro de vida e nos escolheu para vivermos uma vida eterna na sua presença.

Reflita na maneira que você está vivendo se é a vida que Deus planejou para você... Muitas das vezes escolhemos viver longe de Deus achando que podemos controlar o nosso destino, mas o nosso espírito pertence a Ele. Medite em Eclesiastes 12.

“Agora que já se ouviu tudo,
aqui está a conclusão:
Tema a Deus
e obedeça aos seus mandamentos,
porque isso é o essencial para o homem.

Pois Deus trará a julgamento
tudo o que foi feito,
inclusive tudo o que está escondido,
seja bom, seja mau.”

                                                                           Eclesiastes 12:13-14

 

Dra. Pra. Rita de Fátima de Matos

Vice – Presidente da CCPP

      Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

_______________________________________________________________________


O que nos conta o livro do Profeta Obadias

A bíblia não relata a sua origem e tão pouco sobre sua vida, seu nome significa “servo fiel do SENHOR”. No Antigo Testamento os profetas não eram apenas uma pessoa com capacidade de ter visões divinas dos eventos futuros, mas eram pessoas que Deus utilizava para declarar sua Palavra.

Obadias é levantado por Deus para levar ao povo de Edom o julgamento que viria sobre esta nação.  Proferiu a destruição total na terra de Edom, pelas mãos de Deus; Essa destruição seria completa, Deus permitirá que todos os aliados da nação de Edom não só abandonem como se voltem contra ela, ajudando expulsar o povo.

Mas por qual motivo Deus decidiu destruir completamente Edom? Simplesmente pelo fato que Edom ao saber que Israel estava sendo atacada, recusou-se em ajudar agindo assim, como inimigo. Edom e Israel são da mesma linhagem sanguínea pelos seus fundadores que eram irmão: Esaú e Jacó. Por este tratamento inaceitável com seu parente, Edom será coberta de vergonha e destruída para sempre.

Embora Esaú e Jacó terem-se reconciliado no passado, seus descendente passaram a vida toda em guerra contra os filhos de Jacó; porém, Israel é o povo eleito. Isso faz com que o zelo do SENHOR permaneça sobre eles. Portanto, a atitude de Edom (filho mais velho de Esaú) ou de qualquer um que afronte um escolhido não agrada a Deus. Isso vale também para os dias de hoje com relação aos cuidados de Deus.

O profeta não só proferiu a destruição de Edom, mas traz a narrativa da restauração de Israel e a iniquilação dos edonitas. Afirmando assim que não restará ninguém da casa de Esaú. Profetiza também sobre o retorno e Israel do exílio que habitará que antes pertenceu aos edonitas e colocando Deus como rei onde governará sobre todas as montanhas de Edom.

Assim concluímos através de um único capitulo deste livro do profeta Obadias a abordagem de uma questão muito séria e importante que é a necessidade da solidariedade com os mais fracos diante de um opressor. Edom ciente da opressão que Israel sofria por parte dos babilônicos e nada fez.  Mas se aliou ao mais forte aproveitando da oportunidade para matar, perseguir e delatar os que estavam escondidos e os que pediam proteção, fazendo tudo isso por vingança por não perdoar as brigas passadas.

Os edonitas eram arrogantes, consideravam-se invencíveis e se orgulhavam de sua sabedoria e da valentia de seus guerreiros.  O profeta mostra-nos que a sabedoria se torna insensatez e a valentia e torna em covardia quando aliados do opressor contra um país irmão desprotegido e atacado, mas há outro fator Judá está sofrendo uma das situações mais trágicas de sua historia por se colocar em uma posição de neutralidade com relação ao povo de Jerusalém, mais menos culpada do que Edom porque não agiu com fraternidade com Israel.

Não devemos guardar rancor de seu irmão e nem se alegra com a destruição de Jerusalém, outros escritos bíblicos ensinam que não devemos esperar perdão de nossos irmãos, mas perdoá-los para que não recebermos correção das mãos de Deus.

Anos mais tarde especificamente no ano 70 d. C a nação de Edom foi destruída completamente conforme designo do SENHOR pelo então general romano Tito e não temos nenhum relato ou fragmento histórico de Edom nos dias de hoje.

“O nosso maior inimigo, o diabo não tem livre acesso a nós, pois a graça de Deus e o seu infinito amor são instrumentos de proteção sobre nossas vidas.

 

Amém!!

Dra. Pra. Rita de Fátima de Matos

Vice – Presidente da CCPP

Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

 _________________________________________________________________________________________________________                                                   

Seja mais que vencedor! 

A Bíblia diz que quem ama Jesus é mais que vencedor, mas o que isso significa? Será que o cristão nunca enfrenta problemas? Ou que é sempre bem-sucedido? Não. Jesus nunca prometeu uma vida fácil aos seus seguidores. Ser mais que vencedor é algo muito mais profundo.

"Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou."
                                               Romanos 8:37

Se você ama Jesus e entregou sua vida a ele, você é mais que vencedor! Mas sobre o quê? O livro de Romanos explica: a vitória é sobre o mundo, o pecado e a condenação. Jesus oferece a vitória da salvação!

O pecado separa de Deus e traz condenação. Mas, na cruz, Jesus venceu o pecado e a morte. Se você crê em Jesus como seu salvador, você não está mais debaixo da condenação do pecado e está unido a Deus.

A maior vitória - a presença de Deus
Você vai enfrentar dificuldades na vida. Algumas delas podem até ser fruto de sua fé. Pobreza, doença, tristeza, perseguição... todas essas coisas podem acontecer, porque fazem parte da vida na terra. Mas você tem essa promessa: nada lhe pode separar do amor de Deus. NADA.

Todas as forças do inferno podem lutar contra você mas não têm poder para lhe separar do amor de Deus! Todos os problemas do mundo podem se abater sobre você mas não destruirão o amor de Deus por você. Toda acusação pode atacar sua consciência mas não há nada que Deus não perdoa se você estiver arrependido.

Deus é maior. Não há nada que resista ao seu poder. E, através do amor de Deus, você é mais que vencedor. Não há nenhum problema nesse mundo que consegue lhe arrancar das mãos de Deus. E, no fim, você terá a vida eterna, sem mais lutas, para sempre na presença de Deus.

Nada pode lhe separar do amor de Deus. Será que existe vitória maior que essa?

Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP
------------------------------------------------------------------------------------------------------

A moeda perdida

"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?

9E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida'.

10Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

     Lucas 15: 8-10

Qual é o valor de uma moeda? Isso depende do dono da moeda. Uma dracma era uma moeda de prata grega que tinha o valor de um dia de trabalho braçal. Para algumas pessoas essa moeda não teria muito valor mas, para a mulher na parábola, era muito importante.

A mulher limpou a casa, varreu, varreu e não desistiu até encontrar sua moeda. Quando a encontrou, ela fez uma festa com as amigas! Essa moeda deveria ter muito valor para ela.

O valor que Deus lhe dá

Você pode se sentir como essa moeda: pequeno, de pouco valor, perdido. Se ao menos você fosse feito de ouro! Por que é que o Rei de todo o Universo se preocuparia com você?

Mas Deus lhe atribui um valor muito maior. Ele é como a mulher da parábola, ele lhe ama e faz tudo para lhe salvar. A mulher deu seu tempo por sua moeda; Deus deu muito mais por você! Ele deu seu próprio filho para salvar você.

Seu valor não depende de como você se vê. Seu valor depende de como Deus lhe vê. Para Deus você tem um valor incalculável, porque ele lhe ama.

Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados, Deus faz uma festa no Céu! A moeda foi encontrada e está segura. Todo o trabalho valeu a pena, porque o pequeno tesouro de Deus já não está perdido. Você é esse tesouro. Volte-se para Deus e ele lhe mostrará quanto você tem valor para ele!

Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

________________________________________________________________________


Deus é incomparável 

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção completa de quem é Ele. Por mais que tentemos descrevê-lo, tudo sempre será muito menor do que de fato Deus pode, faz e é!

Nenhuma construção humana, descoberta ou atos de bondade podem ser equiparados ao amor e perfeição de Deus. Tudo que fazemos, por mais belo e admirável que seja não se compara a Deus... 

No livro de Isaías, Deus mesmo pergunta ao Seu povo, inclinado a buscar ídolos e imagens de esculturas:

"Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim?",

pergunta o Santo.
Isaías 40:25

Ninguém. Essa é a resposta mais acertada, pois nada se compara à santidade, justiça e poder de Deus. O salmista também assim afirma:

Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor,

nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
Salmos 86:8

Não há outro igual, na terra ou nos céus! Não existe outro ser, nenhum outro deus que se compara ao Senhor. Mesmo havendo atributos comunicáveis à criaturas, ou imitações baratas de ídolos e falsos deuses, Ele é o Grande "Eu Sou", o Criador supremo.

COMPARAÇÕES NA BÍBLIA

Mas por que a Bíblia mesmo faz algumas comparações ou analogias a Deus?
Isso acontece como recurso expressivo (metáforas e alegorias) e didático (figuras costumeiras) dos autores humanos, para demonstrar ou ensinar ao leitor algumas características de Deus. 

É comum, nós também fazemos isso ao dizer que uma pessoa é "um doce", por ser meiga e agradável ou dizer que outra é uma "máquina", porque trabalha muito ou é esforçada. Isso não quer dizer que a pessoa seja literalmente um docinho ou um equipamento de trabalho, mas faz alusão a qualidades próprias daquelas pessoas.

Veja alguns exemplos de comparação (ou metáforas) relativos a Deus, na Bíblia:

Ø  Fogo consumidor (Deuteronômio 4:24 e Hebreus 12:29)

Ø  Galinha que ajunta seus pintinhos (Mateus 23:37 e Lucas 13:37)

Ø  Torre forte, refúgio (Salmos 9:9, Salmos 46:11, Salmos 94:22, etc)

Ø  Rocha (2 Samuel 22:3, Salmos 62:6, Salmos 61:3 etc)

Ø  Pastor (Salmos 23:1, João 10:11, 1 Pedro 5:4)

Ø  Escudo (Salmos 84:9, Provérbios 30:5, 2 Samuel 22:31, Salmos 18:30)

Ø  Sol (Salmos 84:11, Isaías 60:19-20)

Além desses podem existir outras, mas essa última comparação aponta-nos para uma interessante associação: 

O Senhor Deus é sol e escudo;
o Senhor concede favor e honra;
não recusa nenhum bem
aos que vivem com integridade.

Salmos 84:11

Este salmo diz-nos que o Senhor é sol, e de fato, Ele é a Luz eterna, salvação, escudo e proteção. 

Já pensou no quão importante é o sol para a existência da vida na terra? Não somente luz, calor bem como todos os outros benefícios para os organismos da natureza, o sol é imprescindível. Através dele conseguimos enxergar, marcar ciclos e estações orientarmo-nos no espaço, além de mantermos a nossa saúde física e mental equilibrada. Por esses e muitos outros fatores, essa estrela é fundamental para a continuidade da vida tal como conhecemos. 

Semelhantemente, Deus é central no meio do seu povo, tal como o sol é no sistema solar. O Senhor é a indispensável fonte de vida para todo o universo.  Apesar disso, as comparações poéticas ou pedagógicas, não conseguem equiparar Deus a nada neste mundo.

COMPARAÇÃO LIMITADA

Mesmo essa associação interessante com o sol é tão restrita e diminuída, se considerarmos a infinita grandeza do Pai celestial. Deus é muito superior ao sol, pois foi Ele quem o fez! O Sol é apenas um ponto de referência para a nossa mente limitada considerar a grandeza e poder do Senhor. Pois, para nós não há nada visível, tão grande e poderoso, que se possa comparar a Deus.

Distorção: Adorar a criatura em vez do Criador

Infelizmente, há pessoas que buscam nos astros (na astrologia) orientação para suas vidas. Também há culturas que adoram o sol como uma espécie de divindade. Mas sabemos que este é apenas um astro criado por Deus. Atualmente já se sabe que existem sóis muito maiores que o nosso no universo. Mas foi Deus quem formou a todos os astros e estrelas, e não há nada nem ninguém maior que Ele! O Senhor é incomparavelmente maior que tudo que existe...

DEUS TOTALMENTE INCOMPARÁVEL

Não há absolutamente ninguém
comparável a ti, ó Senhor;
tu és grande,
e grande é o poder do teu nome.

Quem não te temerá,
ó rei das nações?
Esse temor te é devido.
Entre todos os sábios das nações
e entre todos os seus reinos
não há absolutamente ninguém
comparável a ti.

Jeremias 10:6-7

Através da Bíblia Sagrada conhecemos as qualidades e os Seus grandiosos feitos. Assim conseguimos ter um pequeno vislumbre de todo Seu poder, sabedoria e graça. Deus é o criador do sol, das outras estrelas, todas as galáxias e planetas do universo. Este é o nosso Deus! Ele é o:

CRIADOR INCOMPARÁVEL

Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
Jeremias 10:12

PODER INCOMPARÁVEL

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e 
a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:18-19

DEUS ETERNO

Será que você não sabe?
Nunca ouviu falar?
O Senhor é o Deus eterno,
o Criador de toda a terra.
Ele não se cansa nem fica exausto;
sua sabedoria é insondável.

Isaias 40:28

O AMOR INCOMPARÁVEL

O teu amor, Senhor, chega até os céus; a tua fidelidade até as nuvens.
Salmos 36:5

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
 1 João 4:16

PERDOADOR INCOMPARÁVEL 

Quem é comparável a ti, ó Deus,
que perdoas o pecado
e esqueces a transgressão
do remanescente da sua herança?
Tu, que não permaneces irado
para sempre,
mas tens prazer em mostrar amor.

JESUS MANIFESTOU A GRAÇA INCOMPARÁVEL DE DEUS

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Efésios 2:6,7

DEUS ÚNICO, DIGNO DE GLÓRIA

Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível,

sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 1:17

Apesar de tão grande e excelente, o Senhor se importa conosco e nos ama com amor eterno. Ele se manifestou através de Jesus (Hebreus 1:3) e deseja que vivamos o Seu verdadeiro amor. Confie no soberano Senhor e busque conhecê-lo mais (João 17:3) na Sua Palavra. Ele é o incomparável Deus!


Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP
referencias:deus_incomparavel_estudo_biblico/
________________________________________________________________________________________________________


JESUS TINHA IRMÃOS?
 JESUS TINHA UMA FAMILIA UNIDA?

Introdução: Miqueias 7:1-7
O profeta Miquéias é apresentado como um profeta que falava com autoridade dada ao SENHOR. Triste pela impiedade e imoralidade que tomou conta da nação derrubando a cerca de tudo o que é justo e sagrado.

Nos versículos 2 e 6 ele nos diz que devemos resistir corajosamente as insolências do inimigo. E percebemos o grito de socorro do profeta, pois ninguém praticava a justiça e todos estavam envolvidos desde a família mais simples aos governantes e magistrados.
Isso esta acontecendo nos dias de hoje, mas o que isso tem em relação a pergunta inicial? Após 1000 anos outra pessoa afirmou o que Miqueias falava em sua época e que também viria acontecer nos dias de hoje.

Encontramos essa afirmação no livro de Mateus 10:34-39 e Lucas 12:52-53m sim Jesus ainda complementa dizendo: “Porque, daqui em diante, estarão 5 dividido numa casa: 3 contra 2, e 2 contra 3. Estarão dividido pai contra filho, filho contra pai, mãe contra filha, filha contra mãe, sogra contra nora, e nora contra sogra.” Mas porque Jesus um homem bom divino falava estas coisas aos seus discípulos?

Vamos conhecer um pouco mais sobre Jesus para que possamos entender estas coisas. Em Marcos 6:3 “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs”? E ficavam escandalizados por causa dele. Qual a causa do escândalo? Como pode um filho de carpinteiro ter tanto conhecimento? Escandalizavam-se por que Jesus manifestava a libertação espiritual das pessoas, falava de uma maneira a qual permitia abri a mentes de quem ouvia suas palavras, isto era perturbador, pois estavam acostumados a lidar com uma situação de manipulação da massa mais oprimida. Isto se confirma nos versículos 20-23, onde os próprios irmãos de Jesus tinham vergonha dele, da maneira que agia, de como falava, por onde e com quem andava, sempre instigando os escribas, fariseus e toda a alta sociedade da época.

Ao lermos em João 7:1-9, percebemos que Jesus reforça as palavras proferidas pelo profeta Miqueias em seus ensinamentos; Percebam que os irmãos de Jesus não vivam em harmonia com ele. Mas por que essa comparação? Os irmãos de Jesus desejavam que ele se amostrasse ao mundo na Judeia, onde os judeus queriam mata-lo, vejam todo àquele que falava a verdade é odiado pelo mentiroso, corruptos, enganadores e falsos religiosos. Nada é tão diferente dos dias de hoje.

E finalizando este estudo vamos a Hebreus 3:7-18. Irmãos a mensagem está bem clara a todos nós se cremos em Jesus e seguirem seus ensinamentos passaram por provas, por desertos enfrentaram a família que não ira aceitar a sua escolha, mas Jesus reafirma a promessa que o Pai vez a nós a salvação, a vida eterna; Mas isso tem um preço apagar pelo sangue derramado na cruz, que é obedecer e guardar os mandamentos e a lei de Deus persevera na caminhada, se separa cada vez mais das coisas do mundo, porque tudo o que temos é dado por Deus para tomarmos conta, Os bens matérias vão ficar, nem a nossa roupa vamos levar. Amados se você tem apego ao material você corre o risco de ficar para trás. No céu estaremos vestidos de veste lavada no sangue do cordeiro, comeremos uma folha de mês em mês, estaremos dia e noite glorificando em uma só voz a Deus. Então amados irmãos em Cristos não ajunte riquezas e nem se apegue a nada e nem aos prazeres deste mundo para o seu cadáver não fique no deserto. Até mesmo os irmãos de Jesus após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, se converteram tanto que Tiago foi líder da igreja em Jerusalém.

Que possamos meditar nestes versículos de Hebreus 12:1-4: Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
Que Deus abençoe a todos!!



Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP



_________________________________________________________________________________


OS 7 MILAGRES DA CRUZ

1º MILAGRE DA CRUZ: O PERDÃO      Lc 22:44                LOCAL: GETSÊMANI

O que significa Getsêmani: Prensa de azeitona, o lugar onde as azeitonas são prensadas, até que elas estourem e o líquido avermelhado escora.

Jesus não pediu a Deus para livra-lo da cruz, mas do cálice, o cálice da ira de Deus que estava cheio ate a borda com os pecados das pessoas. 

“SE NÓS BEBÊSSEMOS DESTE CÁLICE CHEIO DOS NOSSOS PECADOS ATÉ A ÚLTIMA GOTA. SERIAMOS SEPARADOS DE DEUS PARA SEMPRE”.

Deus pediu que Jesus bebesse este cálice em nosso lugar. Todos os nossos pecados foram prensados juntos nesse cálice. JESUS SABIA QUE ELE SERIA FEITO PECADO POR NOSSOS PECADOS, SE ELE TIVESSE DE BEBE O CÁLICE EM NOSSO LUGAR. Jesus tomou o cálice, gole por gole. O Homem sem pecado se tornou pecado por causa dos nossos pecados.

O PECADO PENETROU PROFUNDAMENTE NA ALMA, ESPÍRITO E CORPO DE JESUS, ISSO FOI COMO SE UM FILME ESTIVESSE PASSANDO DO QUAL ELE ERA PARTE. EM CADA GOLE ELE PROVOU NOSSO: ÓDIO, MEDO, PÂNICO, LÚXURIA, PECADO, MORTE. Jesus fez tudo isso para salvar você.

A coisa mais preciosa que você pode dar a Ele é o cálice de sua vida, cheio dos seus pecados. Assim a morte de Jesus não será em vão. Leia 1 João 1:7

2º MILAGRE DA CRUZ: REDENÇÃO                   Mt 26:67 
                     LOCAL: A CASA DO SUMO SACERDOTE ANÁS

Os soldados vieram prender Jesus. Depois de uma noite sem dormir e lutando com os nossos pecados... Jesus escolheu Se entregar.

Na casa do Sumo Sacerdote Anás, Jesus é espancado até sangrar. Jesus era inocente, mas Ele não se defendeu... Das falsas acusações e humilhações que ele sofreu nesse lugar.

Durante os maus tratos Jesus tomou sobre Si... Cada acusação do maligno e todo sentimento de culpa. JESUS NÓS LIBERTOU DO PODER DO ACUSADOR ATRAVÉS DO MILAGRE DA CRUZ. A VOZ DO ACUSADOR SERÁ SILENCIADA PELO SANGUE DE JESUS E SEU TESTEMUNHO. Leia Ap 12:11.

Por meio do sangue de Jesus, Deus anulou a condenação que depositava contra nós. Deus cancelou a escrita de divida contra nós e a removeu pregando-a na cruz. Leia Colossense 2:14

Foi assim que Deus te absolveu de todas as acusações do inimigo. ESTA É A LIBERDADE QUE JESUS PAGOU COM SUA PRÓPRIA VIDA. Portanto permaneçam firmes... Leia Gálatas 5:1

3º MILAGRE DA CRUZ: PURIFICAÇÃO IS 50:6 
                                                     LOCAL: A CASA DO SUMO SACERDOTE CAIFÁS

Jesus foi interrogado pela segunda vez. Eles não apenas cuspiram, ridicularizaram e agrediram Jesus durante as humilhações, mas também arrancaram sua barba. O sangue de Jesus foi derramado na terra pela terceira vez.

Não é apenas o inimigo que acusa você. É também a sua consciência que te acusa no seu interior fazendo com que você se sinta culpado. É por isso que a bíblia diz: Leia Hb 9:14.

ATRAVÉS DO MILAGRE DA CRUZ... SUA CONSCIÊNCIA PODE SER LIMPA PELO SANGUE DE JESUS. Imagens que foram gravadas em sua memória... Podem ser apagadas pelo sangue de Jesus. Lembranças do pecado podem perseguir você: PESADELOS, LEMBRANÇAS E RECORDAÇÕES. Leia Salmos 51:3

Deus pode fazer o impossível e te conceder cura interior... E a capacidade de estar livre com a consciência pura. Leia Is 53:4ª.

4º MILAGRE DA CRUZ: CURA                     Mt 27:26 LOCAL: PALÁCIO DE PILATOS

Depois de mais uma noite sem dormir, sendo espancado e humilhado... Jesus foi amarrado como um criminoso e entregue... Ao governo romano, Pilatos. Jesus foi interrogado pela terceira vez e Pilatos concluiu: “Não encontro culpa neste homem!” Pilatos queria ensinar uma lição a Jesus e mandou açoitá-lo. Jesus foi amarado completamente nu (roupa intimas) com cordas a uma coluna. A pele de Jesus foi toda rasgada... Até que Ele estava quase inconsciente segurado pelas cordas... Cercado por uma grande poça de sangue. Leia Is 52:14.

Por que o corpo de Jesus teve de ser desfigurado? Por que Jesus teve de sofrer tanto? Se o sofrimento de Jesus não tivesse valor. Então teria sido melhor que ele morresse por nós de uma maneira menos cruel.

A mutilação do corpo de Jesus tem um profundo significado: ASSIM COMO O HOMEM SEM PECADO TOMOU TODOS OS NOSSOS PECADOS SOBRE SI. DA MESMA MANEIRA O HOMEM SEM ENFERMIDADES TAMBÉM LEVOU TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES SOBRE SI.

A cada estalo do chicote, Jesus levava sobre Si toda enfermidade. Dessa forma Ele se identificava com todas as nossas dores e enfermidades. Leia Is 53:3a. Em sua mutilação desumana esta a nossa cura sobrenatural. Leia Is 53:5b

5º MILAGRE DA CRUZ: LIBERTAÇÃO       Mt 27:29-30      LOCAL: PRETÓRIO

Depois de chicoteado Jesus, os soldados o levaram para o Pretório. Eles despiram Jesus e colocaram sobre Ele a capa vermelha de um soldado. Eles teceram uma coroa de espinhos e a encerraram sobre Sua cabeça. Eles cuspiram nEle e O humilharam “Salve, rei dos judeus”. Eles bateram em Sua cabeça com uma vara e os espinhos pontiagudos penetraram Sua carne, fazendo com que Jesus sangrasse pela quinta vez.

A COROAÇÃO DE JESUS FOI UM ATO PROFÉTICO. ATRAVÉS DO QUAL DEUS QUER NOS MOSTRAR O QUE O QUINTO MILAGRE DA CRUZ SIGNIFICA PARA NÓS: JESUS VEIO PARA SER COROADO COM A COROA DE ESPINHO DA SUA VIDA! A coroa de espinho simboliza a maldição em nossa vida: as consequências do pecado. Leia Gn 3: 17b e 18a.

JESUS MORREU NA CRUZ NÃO APENAS PARA PERDOAR OS NOSSOS PECADOS. JESUS TAMBÉM MORREU NA CRUZ PARA TIRAR AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO EM SUA VIDA: SUA DOR, SUA RAIVA, SUA VERGONHA, SUA TRISTEZA, REJEIÇÃO, AUTOCOMISERAÇÃO. JESUS USOU UMA COROA DE ESPINHOS EM SEU LUGAR PARA QUE VOCÊ PUDESSE RECEBER AS BENÇÕES DO PAI GRATUITAMENTE. Leia Gl 3:13-14

6º MILAGRE NA CRUZ: RECONCILIAÇÃO        Mc 15:24               LOCAL: GÓLGOTA

Pilatos deu ordem para crucificar Jesus. Era por volta das nove horas da manhã quando o cortejo chegou ao Gólgota. Despido em frente de sua mãe e seus amados, Jesus foi pregado na cruz em questão de minutos. Leia Is 52:14 e 53:4. A crucificação durou seis horas de tortura uma sinfonia de dor... Que aumentava a cada momento.

Por seis longas horas Jesus ficou pendurado na cruz como um pedaço de carne viva. Ele mal conseguiu falar, entretanto, pronunciou estas palavras: Leia Lc 23:34. Na cruz Jesus cumpriu Suas próprias palavras. Leia João 15:13.

Olhe para Jesus e veja o amor de Deus por você! Jesus morreu na cruz que era destinada a Barrabás, seu nome significa “Filho do pai”. Ao morrer na cruz, Jesus tomou o lugar de todos os condenados filhos e filhas do Pai, Jesus sofreu o castigo que nos merecíamos. Leia 1 João 4:10

Através do milagre da cruz somos reconciliados com Deus, o Pai. Leia Romanos 5:10

7º MILAGRE DA CRUZ: NOVO NASCIMENTO     JO 19:34         LOCAL: GÓLGOTA 

Jesus foi pendurado na cruz por seis longas horas naquele momento o shofar ( é feito de um chifre de carneiro, em memória do carneiro que foi oferecido em lugar de Yitzhak (Isaac)) era tocado no templo. Como sinal de que o Cordeiro Pascal tinha sido sacrificado. Jesus exclamou:” Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”! 

NESSE MOMENTO JESUS MORREU O VEU QUE COBRIA O SANTO DOS SANTOS FOI RASGADO. O CAMINHO PARA DEUS FOI ABERTO PARA TODO AQUELE QUE CRÊ NO MILAGRE DA CRUZ. 

Um soldado romano enfiou a espada no lado de Jesus ... Para ver se ele estava mesmo morto. Qual era o motivo de perfurar o lado de Jesus se Ele já estava morto? 

COM ESTE ATO PROFETICO DEUS QUER NOS MOSTRAR O QUE O MILAGRE DA CRUZ SIGNIFICA PARA NÓS. NO MOMENTO EM QUE A ESPADA PERFUROU O LADO DE JESUS FICOU CLARO QUE TINHAMOS SIDO CRUCIFICADOS COM CRISTO. Leia Gl 2:20 

No momento em que a espada perfurou o lado de Jesus sangue e água jorrou do seu lado exatamente como acontece no momento de um novo nascimento. QUANDO A ÁGUA E O SANGUE JORROU DO LADO DE JESUS ISSO FOI UM SINAL DO NOSSO NASCIMENTO. JESUS DA VIDA A UMA NOVA PESSOA NA CRUZ. 

Assim como Deus fez Eva da costela de Adão da mesma maneira Ele formou uma nova pessoa de Jesus. Podemos nascer de novo por meio do milagre da cruz. POUCO ANTES DE MORRER JESUS FALOU DAs DORES DE PARTO COMO UMA MULHER QUE FICA TRISTE QUANDO CHEGA SUA HORA DE DAR A LUZ, MAS ASSIM QUE A CRIANÇA NASCE ELA NÃO PENSA MAIS NA DOR, POIS ESTA FELIZ POR TER TRAZIDO AO MUNDO UMA NOVA PESSOA. 

Jesus foi capaz suportar aquele longo sofrimento porque durante todo o tempo Ele estava pensando em sua salvação. Você foi a alegria a qual estava diante dEle. Por causa da alegria que lhe fora proposta. Ele suportou a vergonha de morrer na cruz. Leia Hb 12:2b e Is 53:10b 

Por meio do milagre da cruz você pode nascer de novo e Deus irá aprovar e aceitar você como seu filho amado em Cristo . Leia Gl 3:26 e 2 Co 5:17 

Que possamos dá mais valor a Palavra de Deus e ao Milagre da cruz. 

                                                                       Amém 

Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

______________________________________________________________________________
      
A IMPORTÂNCIA DO NUMERO 7” 
Sabemos que a Bíblia Sagrada foi originalmente escrita em (hebraico, aramaico e grego) essas línguas tínhamos um sistemas de numeração cujo objetivo era de facilitar a contagem. Mas na Bíblia os números não eram usados apenas para esse objetivo, mas também de formas muito simbólicas. A primeira coisa que temos de saber é que o uso do número sete na Bíblia, em grande parte dos textos, simbolizava nas épocas em que foram escritos os textos, a plenitude ou a perfeição de algo ou alguém.

Gn 2:2 - Temos aqui um uso claro do número sete para demonstrar a perfeição. Deus usou desse número símbolo para demonstrar isso, já que Ele como Deus, podia ter criado o mundo em um só dia se quisesse. Temos claramente aqui esse simbolismo do número sete. Os judeus respeitam, guardam muito ate os dias de hoje o sétimo dia, pois em nosso calendário é o sábado.

O numero 7 além de representar a perfeição, podemos ver este mesmo numero em Gn 7:4, quanto Deus fala a Noé quando será o inicio da destruição da humanidade. Observemos também que as águas subiram até 7 metros acima das montanhas. E assim como a destruição veio no sétimo dia, também no mês sete a arca atracou no monte Ararat. Em Gn 8:10, Noé solta a pomba para saber se já havia terra, após sete dias da ultima vez. E novamente em Gn 8:12. Vemos também em Gn 9:13, nas cores do arco-íris, que também é conhecido com o arco celeste ou o arco da aliança feito entre Deus e Noé. O interessante que há um consenso entre o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo de que o arco-íris realmente é o símbolo de aliança celebrado após o dilúvio.

O Faraó da época de José do Egito teve um sonho que o perturbou Gn 41:1. No sonho vemos o número sete aparecendo novamente como símbolo da plenitude da vontade de Deus que seria feita no Egito:

No livro de Números 12:9-15, temos a lepra de Miriam que após criticar Moisés por ter casado com mulher Etíope. 

O maior exemplo e um dos mais importantes significados do numero 7 esta no livro de 2 Reis 5, onde o general Naamã foi curado de lepra, através dos 7 mergulhos, mas porque exatamente 7 mergulhos? O primeiro mergulho era o da humilhação (2Rs 5:11-12) Naamã precisava se humilhar pra Deus, o segundo mergulho da quebra do orgulho (2 Reis 12-13), ele se orgulhava dos rio de damasco, terceiro mergulho da fé (2 Reis 5:11), estava acostumado a crê no que via, quarto mergulho da obediência (2 Rs 5:13), achou muito simples o homem de Deus apenas manda-lo mergulhar, quinto mergulho da restauração (2 Rs 5:14), após passar pelos 4 mergulhos começa o processo de restauração do homem, o sexto mergulho da gratidão ( 2 Rs 5: 15-16), Naamã tinha um ponto positivo era grato e o sétimo mergulho da adoração 9 2Rs 5:17), adorava outros deuses, porem quando recebeu a cura passou a adorar o Deus de Israel.

Em Provérbio 6:16-19 vimos 7 coisas que Deus abomina. Que também conhecemos como pecado capital: avareza, gula, ira, inveja, luxuria, preguiça e vaidade. Assim também temos as 7 virtudes opostas a essas que são: humildade(É o reconhecimento de nossa pequenez), generosidade(É o despojamento quanto aos bens materiais, compartilhando-os com aqueles que necessitam), caridade( Amar nosso irmão sem julgá-lo.), mansidão(É a calma, a tranquilidade e o equilíbrio emocional.), castidade(É o respeito de nosso corpo e ao corpo do próximo. É o 6º mandamento da Lei de Deus), temperança(Consiste em conservar o nosso corpo,a paz interior, a saúde.), diligência(É não se cansar de fazer as coisas, valorizando-as sempre.).

Também em Provérbios 9:1 - Sete = É o número da perfeição. Indicação de uma casa bem construída. A casa da sabedoria está bem fundamentada, pois se baseia na verdade eterna. 1 – A Instrução: [Educar] Transmitir conhecimentos; ensinar. “2 – O Conselho: Parecer; juízo; opinião. 3 – O Ensino: (Doutrina) Transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado. 4 – O Entendimento: (Compreensão) Faculdade de compreender, de pensar ou de conhecer. 5 – A Inteligência: (Razão) Faculdade de aprender, compreender; interpretar. 6 – O Conhecimento: (para receber a sabedoria) Ato ou efeito de conhecer; ter noção, informação de. 7 – A Prudência: (para aplicar a sabedoria) Qualidade de quem age com moderação, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela.

Na punição que Deus deu aos israelitas do reino sul (Judá), o tempo de punição foi um múltiplo de sete (setenta), indicando uma punição completa de Deus ao Seu povo, que foi levado cativo para a Babilônia: Jeremias 25:12 

No Novo Testamento também temos esse uso do número sete, seja de forma literal, literal e simbólica ao mesmo tempo, ou somente simbólica. 

Jesus usa o número sete para demonstrar simbolicamente que devemos perdoar o próximo quantas vezes for necessário, algo ilimitado: (Mateus 18:22). Pedro pensava que perdoar sete vezes seria o número perfeito de vezes a perdoar alguém. Jesus adiciona uma multiplicação ao número sete para demonstrar a Pedro que precisaria ir muito mais além no exercício do perdão.

O livro de Apocalipse é onde nos encontramos o maior numero de vezes do número 7; sete igrejas (Ap 1:4), sete candelabros de ouro (Ap 1:12), sete estrelas (Ap 1:16), sete espíritos de Deus e as sete estrelas (Ap 3:1), Os 7 anjos e as 7 pragas (Ap 15:1 e 6), As 7 taças da ira de Deus(Ap 16:1), os 7 selos(5:1), sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus(5:6), As 7 trombetas(Ap 8:2 e 6)

CONCLUSAO
Não sabemos a origem de Deus, nem de onde ele veio e ate agora ninguém encontrou uma explicação, mas sabemos 7 coisas com relação a Deus que Ele é onipotente, onisciente, onipresente, imortal, justo, imparcial e soberano.
Que possamos contempla as maravilhas de Deus e sua justiça. Amém

Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP

______________________________________________________________________________

NÃO VIVA DE MIGALHAS
Texto base: Atos 3:1-10
E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.

Como podemos observar dois discípulos de Jesus com personalidades totalmente diferentes subiam juntos ao templo. Pedro homem de temperamento forte e João de temperamento dócil, amoroso e cheio de compaixão.
Eles estavam cheio do Espírito Santo e de poder, pois acabaram de sair do maior congresso de avivamento que a igreja de Cristo registrou na história (At 2:1-4). Pedro cheio do Espírito tinha acabado de fazer um discurso, onde citou a profecia de Joel (Jl 2:28-32), cumprindo-se naquele dia, foi um discurso tão impactante que cerca de três mil pessoas aceitaram a palavra e foram batizados.
Mas esses dois amigos com personalidades diferentes queriam se encher mais de poder e unção. E onde buscar mais unção e poder? Sim no templo, através da oração, hora a nona, ou seja, às três da tarde.
Vejam! A entrada para os homens judeus no templo se dava pela porta Formosa... Que porta era essa onde o evangelista Lucas fez questão de registrar seu nome? Realmente não era uma porta comum, construída numa altura de 25 metros por 20 metros de largura, era necessário o serviço de 20 homens para abri-la e fechá-la. Mas não era conhecida apenas por seu tamanho, era de metal, coberto de ouro e prata e, na luz do sol, ofuscava a vista.
A frente desta havia um homem coxo que era trazido diariamente para pedir esmolas aos que entravam no templo. Você consegue imaginar o contraste que era ter um coxo diante desta porta magnífica? Difícil de acreditar né!!!
Mas esse coxo tinha amigos, amigos esses que faziam questão de ajudar esse coxo a permanecer na condição que se encontrava ora ele eram apenas um coxo, sim teria dificuldade no andar, mas ainda poderia ser útil em alguma atividade a qual lhe daria uma vida melhor.
Condicionaram o coxo a ser por 38 anos um pedinte provavelmente esse amigo estariam também levando vantagem.
Mas esse dia seria um dia diferente ao coxo, pois estava chegando ao templo dois amigos bem diferentes, amigos cheios de unção e poder. O coxo vendo eles rapidamente pediu esmola. E Pedro disse: "Olhe para nós!" Então, o coxo olhou para eles na esperança de receber alguma esmola. Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande".
E segurando pela mão direita ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.
Vejam que através da unção e poder que estes homens possuíam neste momento, o Espírito Santo agiu no nome de Jesus, dando ao coxo a possibilidade de andar pela primeira vez.
A felicidade foi tanta que saltitou e pode entrar no templo após 38 anos para adorar e agradecer a Deus por esta andando.

Amados irmãos, a partir do momento que nós nos permitimos em buscar através da oração, jejum e obediência a Palavra de Deus, o Espírito Santo nos usa para manifestar o dom de cura aqueles que precisam. Que possamos tomar como exemplo essa atitude que Pedro e João que apesar de serem diferentes em temperamentos, mais caminhavam juntos por causa de um único objetivo comum que existia entre eles...Anuncia o reino de Deus através dos ensinamento que receberam de Jesus.


Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP
____________________________________________________________________________

A tensão entre a alegria do futuro e a dor do presente (Isaias 14-16).

O profeta descreve a alegria futura do povo redimido de Deus, como fez nos capítulos anteriores (14:1-21, 18:7; 19:19-25), mas reconhece que essa alegria não era uma realidade naquele momento.

O novo cântico do vs 14 é uma resposta ao ato de salvação de Deus (12:1-6; 35:6; 42:10-13; 44:23; 45:8; 49:13; 52:8-9; 54:1; 61:7; 65:14). Eles cantam a grandeza do Senhor, que é superior ao orgulho dos seres humanos.

As nações também se ajuntarão, com o profeta para ouvir cantarem glória ao Justo dos confins da terra, concedendo a Deus o reconhecimento que lhe é devido como o guerreiro divino (25:3; 43:20; Sl 22:23; Ap 4:8 – 5:13).

Enquanto ansiava pela salvação de Deus, Isaías sentia-se apreensivo porque ele também observava a crescente corrupção ao seu redor. Ao olhar para o mundo de sua época, Isaías observa que a falsidade e o engano estavam em todo lugar. A alegria ainda não podia ser achada.

O pérfido continua a tratar perfidamente, sim o pérfido continua a agir perfidamente – vs 16. Repetidamente, ele proclama com dupla proclamação mostrando a teimosia dos corações resistentes às ministrações proféticas.


Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP
_________________________________________________________________________________



JÓ LEMBRA-SE DO SEU PRIMEIRO ESTADO FELIZ

Ao meditarmos no capitulo 29 do livro de Jó, percebemos que há um relato saudoso da parte de Jó. 

Aqui neste estudo veremos quatros partes características de um homem que anda com Deus, justo, integro, reto e temente a Deus - testemunho este dado pelo próprio Deus (Jó 1:8).

Capitulo 29:1-25: Jó, relembrará saudoso o tempo que antecede seu sofrimento e espontaneamente desejará voltar a eles. Lembrará dos dias que Deus o abençoou com tanta fartura: o quanto recebera honra:  como estendera a sua grande generosidade aos outros, ao seu próximo que com ele habita confiadamente; como esperava receber mais bênçãos; e, como era honrado pelas pessoas à sua volta.


Jó, um homem temente a Deus, mesmo passando por toda prova de sofrimento e angustia permanece preservante na sua fé, na sua vida de oração e consciente.



Podemos dizer que Jó sempre será lembrado como exemplo para nos cristãos em meio a prova, foi testado e aprovado com dignidade. "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12)

Quem anda com com Deus é abençoado: Quando meditamos no Livro de Jó, como já foi mencionado a principio, era um homem abençoado por Deus. Mas em um determinado momento satanás o acusou de uma falsa adoração ... Alegou que Jó só era temente por que Deus o abençoava constantemente. Então foi permitida por parte do Altíssimo, que Jó passasse por uma prova. Veio a surpresa!!  Mesmo a tanto sofrimento e tristeza se manteve firme na presença do SENHOR.
Abro neste momento uma reflexão sobre o Salmo 1, onde Davi fala desse homem e da progressividade do bem. Salmo 1, fala do homem que é verdadeiramente feliz e que não  anda, nem se detêm e nem se assenta à roda dos escarnecedores, mas tem prazer, alegria, gozo na Lei do SENHOR e nela medita continuamente.
Temos que sentir prazer ao meditar na Palavra de Deus. Caso você não sinta este prazer, aconselho a orar pedindo que Deus ajude você a ter esse prazer. Só conseguiremos meditar se houver prazer. Nada deve ser forçado, pois não será bom para o nosso aprendizado. Mas por quê tenho que sentir prazer ao meditar na Palavra? Porque ela é uma comunicação de Deus para nós.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça," 2 Timóteo 4:16
A Palavra de Deus não foi escrita pela vontade humana nem por mentes humanas, pois não conseguiriam chegar a um grau de desenvolvimento e iluminação a ponto de escrever o conteúdo de sua Palavra.
"pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:21

Temos que nos conscientizar que foi Deus, o Criador, que nós Deus sua Lei, através de sua Palavra, por isso tenho que sentir prazer. Por meio dela temos vida e conhecemos a sua vontade, não podemos ficar neutros. Ou eu  glorifico ao SENHOR ou eu duvido dele não acreditando na Palavra que nós deixou. Os crentes conservadores, cremos na Bíblia com Palavra de Deus, única, suficiente, inerrante.


O Espírito Santo se comunica claramente que o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. O ímpio não tem este prazer, nem nela medita nunca. 



Quem anda com Deus será honrado: Jó era honrado pela sociedade da época, era referencia a todos que o  conheciam, homem de conduta exemplar. Era totalmente dependente de Deus. "É como árvore plantada à beira de águas correntes: (Salmo 1:3a).



Quanto temos conhecimento da Palavra de Deus buscamos ter uma vida mais próxima D'ele.  Por isso o comportamento, sua alta moralidade, leis e rituais eram exemplo e referencia para aqueles que o conheciam. Tudo isso vinha de Deus, não tem como vivermos sem a presença de Deus e nossas vidas. Nosso sustento vem D'Ele, e sem Ele morreremos.



Quem anda com Deus estenderá a sua grande generosidade aos outros: Quando nos prontificamos a ajudar o próximo, demostramos a gratidão à Deus por sermos tão abençoados e que não temos o coração endurecido, pelo contrário estamos sempre disposto a ajudar aqueles que precisam.



Pessoas com o coração endurecido julgam a si mesmo, crendo que são capazes de dominar tudo, mas na realidade são escravos, levando apenas a morte ao seu próximo. Para essas pessoas não há generosidade, não conhecem o verdadeiro significado do amor.



Quem anda com Deus esperará receber mais bençãos: Ao andar com Deus temos a certeza que suas benção nos acompanharam. Se cremos, então esperamos por elas. Foi assim com Jó, mesmo passando pela prova Deus não deixou de abençoa-lo, como assim? Foi permitida que satanás tocasse somente nos bens materiais de Jó, mas que a vida dele, Não!



Podemos passar pela prova para sermos aprovado com dignidade, mas uma coisa é certa, em vocês satanás só pode tocar, se Deus permitir. As benção nós acompanham a partir do momento que formos íntegros, justos, retos e temente a Deus.



Temos que atrás do abençoador, e nunca jamais buscar as benção que o nosso coração deseja. Quando tomamos essa atitude iremos perceber que as benção é que irão nos procurar.



Aprendemos ao medita na palavra de Deus que não há um evangelho de prosperidade muito menos uma teologia voltada a prosperidade. O que vimos é Deus prometendo a salvação, vida eterna e que estará sempre cuidando de cada um de nós.



Indo para a conclusão deste estudo, Jó saindo das lembranças do passado e indo ao presente, aprendemos há ter  por objetivo uma  vida  com Deus. 

Você tem a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, há ser bem sucedido, ter status nas mídias, etc... Ou ser apenas uma pessoa virtuosa cheia da presença de Deus.



Não julgo a escolha de cada um, temos o livre arbítrio em estarmos onde o nosso coração e a razão nos permita está, mas tome cuidado ao fazer suas escolhas que elas não venham com alto preço em cima de sua dignidade, consciência e honra.



Bom, eu optei em ser uma mulher, serva e filha de Deus. Confio, e constantemente renuncio ao mundo para viver aquilo que Deus reserva para mim a cada dia.



Amém!! Que a graça e a paz de Deus Pai, Filho e Espirito Santo esteja convosco a todo momento.




Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP



_______________________________________________________________


PROSPERIDADE

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”Jeremias 29:11(ARA)


A Bíblia diz que quem ama a Deus será prospero. Mas isso não significa que todo crente vai ser rico. Deus promete nos dá aquilo que precisamos quando obedecemos e confiamos Nele: Isso não é todo que queremos, mas é tudo que precisamos e que vai nos ajudar.
Prosperidade na Bíblia é mais do que ganho material. Deus nós dá prosperidade espiritual, abundância de alegria, paz, amor, sabedoria. E nossa maior prosperidade é a vida eterna, vida sem fim.

Deus nos fala que Ele nos conhece e tem bons pensamentos (planos) para nós, que Ele soberanamente dirige nossas vidas. Suas palavras lembra-nos que Deus ouve nossas orações e nos convida a busca-lo e conhecê-lo. Durante os tempos de incerteza, esta promessa é profundamente reconfortante, não podemos ver o futuro, mas a palavra nos dá ânimo e promete que Deus tem um futuro e esperança para cada um de nós.

O pensamento (plano) de Deus nem sempre é o que pensamos em ser. Mas os seus pensamentos é sempre o melhor se não entendemos no momento não saberemos que porem, Deus age em todas às coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28).

Em Mt 6:19-21 Deus nos fala que todo o bem que fizermos em nome do Senhor resultará em tesouros ajuntados no céu. Mas o maior bem de todos é levar outras pessoas ao conhecimento de Jesus como único salvador. Essa é a melhor forma de se acumular tesouros no céu.


  Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                SONOLÊNCIA ESPIRITUAL



         “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.”
                                                                                                                                 Efésio 5:14(ARA)

A sonolência espiritual é muito perigosa. Os crentes sonolentos ficam desatentos às coisas de Deus e são incapazes de enxergar as realidades sobrenaturais à sua volta. Alguns dormem por ignorância das verdades divinas, outros por negligência, acomodação ou pela superficialidade de sua fé ou ainda por puro mundanismo.

Deus nos adverte a que vigiemos a que não nos acomodemos. Quando um cristão adormece em sua vida espiritual, coisas terríveis acontecem. O sono da alma nos coloca no meio de defuntos, junto aos que não tem vida. Ficamos na mesma situação daqueles que nunca tiveram uma experiência com Deus, daqueles que estão mortos em seus delitos e pecados. Isso é péssimo.

Quando o homem está mergulhado nas trevas, não consegue enxergar, discernir muitas coisas e vive numa grande ilusão: a de que não há nada errado com ele, não precisa mudar e os culpados são sempre os outros. Porém, quando Cristo ilumina Sua luz revela aspectos da nossa vida que precisam ser modificados, curados e restaurados.

Jesus quer dissipar as trevas, esclarecer, iluminar. Ele quer colocar tudo sob o foco do seu amor infinito mostrar as coisas como elas realmente são. Ao contrário do que possamos imaginar, devido a nossa sonolência, Ele não nos abandonou. Devemos verificar o que está ofuscando a luz e o amor de Cristo em nossas vida. Precisamos voltar ao primeiro amor; Quando estamos dormindo, deixamos de receber muitas benção, negligenciamos o nosso preparo.

Nestes últimos dias o Senhor nós tem despertados com sua voz suave e amorosa. Ouça a voz e saia do comodismo. Será que você vai continuar indiferente enquanto milhões morrem nas trevas?



 Drª Pra. Rita de Fátima de Matos
Vice – Presidente da CCPP
Coordenadora Executiva Internacional do ITPP



Nenhum comentário:

Postar um comentário